Warning: Economia estagnada

Quando você realmente vive o lugar onde você está, isto é, no momento em que de fato se mistura-se ao povo da cidade, país, região, seja lá o que for, acaba se envolvendo e observando mais o que está acontecendo a sua volta. A ideia desse post é rapidamente tecer um comentário sobre o estado financeiro atual da Irlanda e o que isso pode influenciar para aqueles que pensam em vir para a ilha pensando em oportunidades de trabalho.

Uma coisa curiosa em relação a essa história de mudar-se para um país e além do estudo buscar trabalho tanto para se sustentar como para experiência profissional é que eu achei que as pessoas que faziam isso procuravam informação antes disso. Mas hoje diminui minha crença nisso depois que ouvi três brasileiros falando que achavam que seria fácil conseguir emprego em Dublin – eles já completaram 2 meses aqui e NADA – . Na mesma escola ainda posso citar mais dois ou três estudantes brasileiros desesperados por emprego mas sem chance alguma e poucas perspectivas. Além do mais não topam “sub-emprego”. (Um parentese rápido afinal todos sabem: Não interessa a quantidade de diplomas que você tem aqui, se você não é fluente em inglês, F-L-U-E-N-T-E, não terá a menor chance de trabalhar em um banco, grande companhia, etc).

Fachada do poderoso Bank of Ireland

Fachada do poderoso Bank of Ireland

Porém nada é tão ruim assim, também existe uma possibilidade e isso que vou falar algo pode servir para muitos perceberem que no mundo todo é tudo igual; QI. Se você conhecer alguem que está empregado ou deixando o emprego em algum lugar, certamente terá suas chances dobradas ou multiplicadas. Isso é uma prática comum em todo lugar do mundo, não é mesmo? Currículo por e-mail nem pensar, certamente vão todos para a pasta TRASH.

Sobre o momento economico o papo é mais desanimador, afinal a Irlanda atravessa uma recessão após o chamado período CELTIC TIGER (1997-2001). A economia deu uma esfriada, os bancos emprestaram muito dinheiro e agora estão LISOS. Diariamente leio nos jornais, ouço na rádio durante meu breakfast, os bancos estão quebrados.

Por tanto, pensem bem, eu não recomendaria vir para cá se você está pensando em aventura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: